Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças conta a história do Reino de Pindorama, quando uma rainha autoritária toma o poder e baixa decretos proibindo a música e as cores no lugar. Dois amigos, Cae e Gil, se unem para trazer sons e cores de volta ao reino, em alusão ao movimento tropicalista como resistência à censura do período militar brasileiro. O musical não é biográfico, mas é inspirado em momentos vividos por Caetano Veloso e Gilberto Gil na juventude.
O espetáculo escrito por Pedro Henrique Lopes, dirigido por Diego Morais e com direção musical de Guilherme Borges é uma ode ao movimento artístico criado no final dos anos 1960, o Tropicalismo, e às suas inovações estéticas radicais para a cultura brasileira num momento em que a liberdade de expressão estava ameaçada. “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” celebra a amizade dos músicos e exalta a busca pela felicidade, pelo novo e pela liberdade de expressão artística.
E se a gente pudesse ensinar as crianças a lutarem por seus sonhos e direitos desde pequenos? ‘Tropicalinha’ constrói um mundo melhor através da arte e da música.
Pedro Henrique Lopes– Autor do Espetáculo