O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças

Com certeza você sabe cantar pelo menos o refrão de “Balancê”, “Cantores do Rádio”, “Pirulito que bate bate”, “Carinhoso”, “Chiquita Bacana”, “Pirata da Perna de Pau”, “Tem Gato na Tuba”, “Yes, nós temos bananas”, né?

O Menino das Marchinhas - Foto de Junior Mandriola (3) editSabia que são todas composições do Braguinha?!

De fato, a obra de Braguinha é muito mais conhecida que a sua figura. “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” foi pensado para que as novas gerações conheçam a vida e a obra deste importante compositor carioca, também conhecido por muitos como João de Barro.

Baseado em trechos da juventude do compositor Braguinha (ou João de Barro), “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” utiliza os seus sucessos para enaltecer as relações familiares, enfatizar a importância do uso da imaginação na infância e transportar os espectadores para os divertidíssimos carnavais de rua do Rio de Janeiro de 1920.

O espetáculo recebeu 10 indicações ao Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças 2016: Melhor Espetáculo, Melhor Roteiro Original (Pedro Henrique Lopes), Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Ator (Pedro Henrique Lopes), 2 indicações para Atores em Papel Coadjuvante (Augusto Volcato e Rodrigo Morura), Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Melhor Direção Musical (Claudia Elizeu), Melhor Coreografia (Victor Maia), Melhor Direção de Produção (Entre Entretenimento) e, ainda, menção especial à criação do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”.


braguinha

A importância de Braguinha,
o nosso João de Barro!

A obra de Braguinha é muito mais reconhecida que a sua figura. As novas gerações conhecem a sua obra como parte da cultura popular, mas não tem noção de que tantos e variados sucessos foram escritos por ele. No espetáculo, buscamos apresentar as várias vertentes de Braguinha.disquinhos

A contribuição de Braguinha para a cultura do Brasil é inegável. Ele foi um retrato cantado da alma jovial do Rio de Janeiro dos melhores tempos.

As suas inúmeras marchinhas, canções folclóricas, as versões de músicas estrangeiras, seus clássicos infantis e os grandes sucesso do que viria a se chamar MPB integram o acervo de mais de 400 músicas deixadas por Braguinha.


Fotos do Espetáculo


Do que trata o espetáculo?

“O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” atenta para o valor da família, da amizade e das relações humanas, trabalha a auto-aceitação e a perseverança na busca por um sonho, estimula a criatividade e a cooperação artística entre as crianças, além de ser um espetáculo super engraçado e muito divertido.

No vídeo ao lado, você poderá ver alguns de nossos espectadores falando sobre o espetáculo e ainda ver trechos do nosso “O Menino das Marchinhas”!


Sinopse

“O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” conta a história de Carlinhos, um garoto que ouvia música em todo lugar por onde passava. Não precisava ser música de verdade e o menino já estava criando um arranjo para os sons que o mundo te dava.

Sr. Jerônimo, pai de Carlinhos, não era a favor das inclinações musicais do filho, mas a avó, D. Isaura, estimulava muito a musicalidade do neto. Junto de seus amigos de escola, Alvinho e Henrique, Carlinhos começa a criar músicas para o carnaval da cidade em seu próprio conjunto vocal e instrumental: Bando de Tangarás.

Ao ouvir as lindas músicas compostas pelos meninos, Sr. Jerônimo se rende ao talento do filho e se enche de orgulho do menino que se tornou um grande músico.


Elenco


Ficha Técnica

Direção Geral
DIEGO MORAIS

Direção Musical
CLÁUDIA ELIZEU

Coreografias
VICTOR MAIA

Cenário e Figurinos
CLÍVIA COHEN

Iluminação
PEDRO MENDONÇA

Roteiro Original
PEDRO HENRIQUE LOPES

Produção e Realização
ENTRE ENTRETENIMENTO


Algumas Músicas do Braguinha

  1. Tem Marujo no Samba – Emilinha Borba e Nuno Roland
  2. Balancê – Gal Costa
  3. Carinhoso – Wesley Nascimento
  4. Pirata da perna de pau – Nuno Roland
  5. Tem gato na tuba – Nuno Roland
  6. Vai Com Jeito – Emilinha Borba
  7. Chiquita Bacana – Emilinha Borba
  8. Yes! Nós Temos Bananas – Almirante
  9. China Pau – Castro Barbosa
  10. Touradas em Madri – Almirante
  11. Primavera no Rio – Carmen Miranda
  12. As Pastorinhas – Silvio Caldas
  13. Anda, Luzia – Sílvio Caldas